Projeto Pedagógico Anual 2013 - Premiado

 
O ano de 2013 chegou marcado de muitas ideias e uma grande vontade de trabalhar um projeto que contemplasse nosso objetivo de estimular o gosto pela leitura, o amor à natureza e a preservação do meio ambiente. Foi então que escolhemos homenagear o centenário de Vinícius de Moraes e viajar através de sua obra, a bordo da sua versão da Arca de Noé.

Assim nasceu nosso Projeto "Viajando na Arca de Vinícius", que afinado com o nosso PPP "Nossos Passos Pelos Espaços do EDI, Rumo aos Espaços do Mundo" norteou toda nossa atuação pedagógica proporcionando aos nossos alunos a conquista da autonomia pessoal e do conhecimento do mundo, começando pelas primeiras vivências de confiança estabelecidas na própria escola.
 
 
VIAJANDO NA ARCA DE VINÍCIUS

“A infância é uma gaveta fechada, numa antiga cômoda de velhas magias”...
                                                                       (Vinícius de Moraes)

Homenagear o poeta Vinícius de Moraes em seu centenário é viajar na arca de suas obras, como o próprio tema do Projeto Anual sugere: “VIAJANDO NA ARCA DE VINÍCIUS”. É mergulhar nas ondas de suas poesias e músicas com o objetivo de fazer cultura e sensibilizar não somente as crianças, mas também a equipe e os responsáveis, nas diversas ações artísticas, encantando-se ao longo de todo o processo educacional, para encantar. É desenvolver atividades e conteúdos partindo da temática central, possibilitando a dinamização do Projeto Anual em seus desdobramentos, de forma que, a partir do contato com as obras de Vinícius de Moraes, seja dado especial destaque às Artes em todas as suas manifestações. 

 
VINÍCIUS EM TRÊS TEMPOS
 
Quem sou eu? Quem é Vinícius? Quem somos nós?
 
            Nesta primeira etapa do Projeto anual, que ocorreu de março a junho, trabalhou-se a construção da identidade da criança e da turma, partindo da identidade do Poetinha, das fases da sua vida (confeccionando, com fotos, a linha do tempo do poeta e das próprias crianças). Abordaram-se os temas: infância, família, amigos, idade adulta, profissões, gostos musicais, artes, velhice e morte. As descobertas foram registradas no Diário de Vinícius e nos livros das crianças.  A partir das músicas do CD Arca de Vinícius, cada turma escolheu um bicho para identificar como o nome da turma:
 
EI-40 Foca        EI-30 Leão    EI-31 Girafa    EI-32 Borboleta    EI-33 Pato 

            A culminância foi uma movimentada Manhã Cultural, sábado, 29/06, com as crianças e o boneco Vinícius autografando seus livros e diário, com apresentação das músicas infantis de Vinícius na voz e violão de um responsável, apresentação de um grupo de dança, exposição da vida de Vinícius, projeção do show Vinícius e Toquinho, atividades diversificadas no jardim e distribuição de livros para as crianças.
 
Atividades e Manhã Cultural






  
 
 Embarcando na arca de Vinícius
 
            Nesta segunda etapa, realizada de julho a outubro, desenvolveu-se conteúdos relacionados aos temas: maus tratos, extinção de animais, suas características, sons, movimentos, habitat natural, o que comem, onde e como vivem, tendo como objetivo despertar o amor e o cuidado aos animais. Cada turma escolheu um grupo de animais: marinhos, floresta, savana, fazenda, jardim (insetos) como tema para explorar. Foram realizadas atividades de contação de histórias, construção de uma grande Arca (presente na Semana de EI no Parque de Madureira), registro em blocões, desenhos, pinturas, produção de bichos feitos com sucata, filmes com pipoca, passeio ao Shopping para alimentar as carpas e ir ao cinema, inauguração do Murarte, além de muita música com shows de Jujuba e Ana Nogueira e Fábio Campello.
            A culminância foi uma Feira de Ciências, sábado, 19/10, que transformou o EDI num grande cenário de exposições, apresentando os trabalhos dos alunos nas salas que estavam devidamente ambientadas.
 
Atividades e Feira de Ciências








Pintando o sete com Vinícius
 
            Nesta terceira etapa, de outubro até dezembro. Foram trabalhados os pintores: Romero Britto, Claude Monet, Cândido Portinari, Vincent Van Gogh e Tarsila do Amaral. As crianças passearam pelas telas desses pintores, conhecendo suas histórias, fazendo uma ponte entre suas artes e a arte musical de Vinícius, destacando Portinari que pintou o retrato de Vinícius e o poeta que, por sua vez, dedicou-lhe uma poesia. As crianças criaram suas próprias telas, pintaram ao ar livre na praça do bairro e no “murarte” do EDI, fizeram releitura das obras dos pintores e visitaram o Museu Nacional de Belas Artes. A música clássica também foi apresentada às crianças no momento de suas inspirações artísticas.
A culminância foi um Vernissage, sábado, 07/12, para expor as obras dos nossos pequenos pintores, transformando o EDI numa grande galeria de arte.

Atividades e Vernissage 




Nenhum comentário:

Postar um comentário