Nosso PPP



NOSSOS PASSOS PELOS ESPAÇOS DO EDI, RUMO AOS ESPAÇOS DO MUNDO

       O  título do nosso Projeto Político Pedagógico traduz nossa missão de proporcionar aos nossos pequenos a conquista do mundo que os cerca, começando pelos seus primeiros passos dentro do próprio EDI e, posteriormente, partindo para muitas experiências externas. Nosso PPP se desdobra, ainda, em outros subprojetos que consistem em ações permanentes, sempre alinhados com o Projeto Anual e que ajudam a desenhar a identidade do EDI, sua proposta e filosofia.

 
Alimentando Carpas no Shopping Via Brasil


Cinema Shopping Via Brasil
 

Desfile Cívico de Irajá


Nave do Conhecimento Irajá
 

Museu Nacional de Belas Artes
 
 
 
Viajando com a Esteira Mágica
 
Este subprojeto propõe tornar qualquer lugar um espaço de viagem através da leitura. Assim, nossos alunos pegam a sua esteirinha e participam de contação de histórias, no corredor, no jardim, no parque, ou em qualquer outro espaço de sua escolha, de forma a incorporar o hábito da leitura como algo prazeroso.  
 
 
Luz, Câmera, Criança, Ação
 
Assim como o teatro, a vida é um grande palco e nele representamos os nossos papéis sociais, mediante os espaços que estivermos ocupando, seja no trabalho, na escola, em casa, etc.
A criança ao brincar, reproduz de forma natural tudo o que ela vê, sente, imagina e incorpora todos esses papéis interagindo com o objeto (o brinquedo) ou com o outro. Assim, proporcionamos um ambiente rico em estímulos com araras e baú da fantasia compondo um acervo de roupas, fantasias, panos, máscaras, sapatos e diversos adereços para que a criança possa criar e se expressar livremente, viajando pelo mundo da imaginação. Essa experiência do faz de conta é compartilhada e observada pela educadora podendo se transformar numa história registrada no blocão ou dramatizada no palco do Luz, Câmera, Criança, Ação!
 
 
Super Sexta Surpresa
 
Personagens dos livros terão vida e sairão de suas páginas para integrarem as atividades do EDI, reformulando conceitos, passando valores, modificando comportamentos e propiciando de forma lúdica a formação educacional da criança.

Responsáveis, convidados e parceiros têm esse espaço para dar sua contribuição ao EDI, contando histórias, cantando ou realizando qualquer outra atividade pertinente, lúdica e enriquecedora.

Toda sexta-feira as crianças poderão levar novidades e surpresas para compartilhar com seus amiguinhos, de forma a desenvolver a socialização e a estruturar a sistematização da aprendizagem, valorizando os conhecimentos que a criança traz, de acordo com a sua realidade. Também poderão sair com alguma novidade, representando o que foi trabalhado durante a semana e produzido por ela, com o objetivo de levar para casa os conhecimentos adquiridos no EDI.
 
Show Jujuba e Ana Nogueira

Show Fábbio Campello


  
Murarte
 
O murarte foi um espaço construído com o objetivo de permitir que as crianças expressem, através da pintura, toda a sua criatividade coletivamente e desenvolvam e apreciem as artes. Através da parceria com a empresa Mercur S.A. foram instalados dispensers para tintas, bem como o fornecimento das tintas.


 
 
Correio amigo
 
Este subprojeto propicia o incentivo à comunicação entre as turmas e entre outros componentes da comunidade escolar, com vistas a desenvolver a expressão oral e escrita das crianças.



 
Esta é a minha escola, aqui eu sou feliz!
Esta é a escola do meu filho, aqui eu e o meu filho somos felizes!
 
Considerando a importância fundamental do período de acolhimento, este subprojeto visa favorecer a aproximação de pais e professores, estabelecendo vínculos de confiança que serão decisivos para a adaptação das crianças e para a parceria que precisa existir entre a escola e a família. O sentimento de acolhimento perdura por todo ano em atividades que envolvam a participação da família.
 

 
 
Ser menino e ser menina
 
A identidade é um tema relevante na educação infantil devendo ser trabalhado permanentemente de forma a favorecer a construção de identidade pessoal e o adequado ajustamento emocional.


 
 
Pensar em todos e em cada um
 
O trabalho com a diversidade em todas as suas possibilidades e variações, propicia desenvolver e praticar o verdadeiro conceito de inclusão, favorecendo o desenvolvimento de uma consciência e responsabilidade global.
 






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário